terça-feira, 29 de março de 2011

A foto e um fato



Bem, numa manhã qualquer …
Perguntei ao meu amor o que ele queria pro café
Com toda a sabedoria de um sentimento calejado, mas que não desiste e nem se abala
Ele me sugeriu uma companhia, e eu olhei a foto sobre a mesa desarrumada
Peguei o telefone
“Que bom, ainda lembro o número”
Disquei 22 vezes a mesma tecla
Numa dúvida cruel, e enigmática
Eu jogava, eu sorria, eu chorava, eu queria …
Talvez por tentar não sofrer, eu sorria falsamente
E já que não tinha ninguém olhando …
Dancei ao lado da cama, e foi vida ali, sabe?
Suei, me diverti como nos tempos de amigos
Mas me vi no espelho, estranho …
Só eu sei o que faço, pra não fazer-se perceber o que sinto
E agora sozinho, sei lá
O problema é que …
O meu sentir é impaciente
O meu sentir é inadequado
O meu sentir é muito novinho
E mais ainda, o meu sentir é tão antigo
Molde das buscas por felicidade
E não conquistas
Que ser feliz seja conquista de quem ama, de quem vive, de quem quer
Mas que não seja falso, malcriado, abatido
Ou solidário ao que não se quer, só por haver possessão envolvida
Triste é aquele que se diz possuir alguém
Ou possuir riqueza
Se em toda sua recompensa não tiver um pouquinho de calor humano que seja

Procurei as chaves do carro, que tal uma volta?
Melhor …
Vou caminhar
Assim esqueço as chaves, esqueço os lucros, esqueço as perdas
Esqueço que às vezes me matam
Sorrir é tão complicado
O rosto até faz o movimento, mas o pensamento está sempre atrasado
E nunca o acompanha
O rosto se retrai, e está aí …
Meu semblante guerreiro, meu semblante tão jovem
E já gasto, quantos contrassensos, meu Deus!
Mas estar vivo é isso
Viver é que talvez seja outra coisa
O fato é que só quem gosta muito de si …
Pode se deixar ser amado por alguém
E só quem é amado por alguém
Sabe que o amor vale a pena
E só quem vê o quanto vale a pena ter alguém
Se dispõe a gostar mais ainda de si
Só pra que o outro se sinta bem
É isso que é bonito
E vivo, daí a vivacidade das coisas
E é nessas horas que eu sempre choro

Então o amor acalma tudo ?
O segredo é sempre ter alguém ?
Toda e qualquer angústia e qualquer dor e qualquer caminho, por mais tortuoso e doloroso que tenha sido, é apaziguado porque aquela pessoa, e só aquela, te tratou tão bem, ao ponto disso tudo se tornar um passado remoto, e que hoje até causa risos do teu próprio desespero ?

Não sei, talvez sim
Eu só estava pensando .

“Fotos …
Eu tenho umas tão doces, guardadas no mais íntimo carinho pensado
Mas também tenho as velhas lembranças cristalizadas ou no papel
E é tão bom olhar pra elas
Quanto é ruim não estar lá
E vice-versa

Tudo bem, já parei de saudades.”

Daniel Sena Pires – A foto e um fato (30/03/2011)

4 comentários:

  1. É tudo tão profundo e tem tanta transparência de sentimentos,que consigo ver sua alma...

    ...Ela é linda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, querida .
    Um abraço !

    ResponderExcluir
  3. Quem não sabe nada, não vê. Metáforas precisas em momentos precisos. Eu só vejo lágrimas...

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito, preciso, sensível...deixa a dor sair...

    Para mim isso resume tudo:

    "E vivo, daí a vivacidade das coisas
    E é nessas horas que eu sempre choro"

    Sempre admirando seus escritos.

    ResponderExcluir